fbpx

Conta Estudante: Veja quais as vantagens

A Conta Estudante oferece vantagens como isenção do pagamento de comissões e maior facilidade no acesso ao crédito universitário. Saiba mais!


Conta Estudante

A entrada no ensino superior é um momento marcante para qualquer jovem, não só porque aí se iniciará o caminho que o levará até ao mercado laboral, mas também porque, por norma, é também nesse momento que se dá o primeiro contacto com a gestão financeira com a entrada em cena da conta estudante.

Seja porque terá que estudar longe de casa e precisará de financiamento ou porque vai necessitar de receber a sua bolsa de estudo, o estudante terá quase obrigatoriamente de abrir uma conta bancária.

Publicidade

As chamadas contas estudante trazem consigo uma série de vantagens. Pacotes com bonificações especiais, isenção do pagamento de comissões e descontos em produtos e serviços variados como viagens ou computadores, são algumas das vantagens da conta estudante, mas existem muitas mais.

Contudo, antes de passarmos às vantagens de uma conta estudante vamos ver em que é que este produto financeiro se distingue das demais contas e como funciona.

O que é uma Conta Estudante?

Tal como o nome indica, uma conta estudante dirige-se, exclusivamente, a um determinado público-alvo, habitualmente entre os 13/14 anos e os 25 anos, e têm associadas vantagens relativamente às contas tradicionais.

Por norma, estas contas estão isentas de despesas de manutenção e dão acesso a um cartão de débito sem ter de pagar anuidade. Para além disto, elas permitem realizar de forma gratuita as principais operações do dia-a-dia, como transferências, pagamentos de serviços e débitos diretos, ou mesmo transferências MBWay, sendo que, para tal, em muito se incentiva a acessibilidade via aplicação ou homebanking.

Contudo, a conta estudante e os benefícios que tem associadas têm uma duração que está limitada à frequência do ensino superior ou pela idade do estudante. No momento em que isto acontece, ou seja, quando estas condições de acesso deixam de se verificar, as vantagens terminam e o cliente poderá ser surpreendido com alterações contratuais.  

Com isto em mente, passamos para a listagem das vantagens mais usuais que se podem encontrar no mercado nacional.

Vantagens da conta bancária para estudantes

Vejamos então, em detalhe, as principais vantagens da conta estudante, quando comparada com outras contas à ordem:

  • Montante mínimo de abertura de conta reduzido (ou inexistente, nos casos em que o banco tenha protocolo com a universidade);
  • Isenção de despesas (comissões) de manutenção;
  • Não cobram custos em anuidades dos cartões de débito;
  • Em alguns casos, as conta estudante dão acesso a cartão de crédito com descontos ou benefícios de utilização em entidades parceiras;
  • Acesso simplificado ao crédito pessoal, automóvel e até crédito habitação;
  • Vantagens no acesso ao crédito universitário, sendo que, para tal, os alunos apenas começam a pagar e a amortizar o empréstimo depois de terminarem os estudos e começarem a trabalhar;
  • Acesso facilitado, gratuito, e muitas vezes ilimitado, em determinadas funcionalidades via homebanking ou aplicação;

Para além de tudo isto, alguns cartões bancários (associados a contas estudante) para estudantes apresentam ainda algumas ofertas e descontos em alguns produtos e serviços, tais como: cinema e outros espetáculos, viagens, computadores, etc.