fbpx

GameStop: a força dos pequenos investidores

Um grupo de pequenos investidores encarnou o espírito de Robin dos Bosques e quase causaram o colapso do mercado financeiro.


GameStop - a força dos pequenos investidores

A GameStop deixou Wall Street em pânico. Um grupo de pequenos investidores encarnou o espírito de Robin dos Bosques e quase causaram o colapso do mercado financeiro como o conhecemos.

Tudo começou no Reddit, fórum multidisciplinar na Internet, quando o grupo r/wallstreetbets teve a ideia de juntar o máximo de pessoas possíveis para tentarem salvar a GME – GameStop, empresa relacionada com a compra/venda de videojogos que se encontrava perto da falência.

Publicidade

É altura de parar e consultar o dicionário de “financeirês”.

Assim:

Short-selling = venda a descoberto;

Short seller = investidor que pede uma ação emprestada, vende-a e depois volta a comprá-la para a devolver ao dono original;

Short squeeze = falta de oferta e excesso de procura;

Margin call = valor limite de cobertura;

Hedge fund = investimento desenhado para proteger portefólios de mercados incertos também denominado fundo de cobertura.

Fechamos as páginas do nosso dicionário e continuamos a intrépida história destes pequenos investidores que afrontaram o mercado financeiro global.

Com a Gamestop por um fio, Keith Gill, analista financeiro e participante do fórum, comprou uma grande quantidade de ações da empresa com o valor unitário de 5$ e engendrou a campanha “deepfuckingvalue”.

A ideia de fundo por detrás desta campanha era fazer com que o máximo de pessoas participantes do tal fórum no Reddit comprasse ações do GameStop, escolhendo as ações com mais posições de short-selling do mercado, com o objetivo de subir o preço das ações.

Stop! Temos que voltar a parar o nosso relato para explicar que processo é este.

Assim:

No mercado de ações existe a opção de compra e a opção de short-selling. O short-selling é uma venda a descoberto, portanto alguém vende uma ação que não tem, assumindo que a vai comprar mais barata no futuro para devolver a quem lha emprestou (neste caso será a corretora).

Este tipo de operação exige uma margem de segurança, que quando a mesma chega ao limite (no caso de ação subir em vez de descer), chamada a margin call, a posição não pode ser mais segurada e o “short-seller” é obrigado a comprar ação no mercado para devolver a quem lhe emprestou.

Se todos comprassem e ninguém vendesse, este movimento faria subir o preço das ações e à medida que o preço das ações subisse, mais shorts levariam a margin call, puxando ainda mais o preço para cima realizando um short squeeze.

Feita a explicação, podemos continuar.

A comunidade começou a crescer em massa, e em pouco tempo, estas ações atingiram o valor unitário de 70$.

Como se isto não fosse suficiente, Elon Musk foi ao Twitter escrever “Gamestonk” (comentário irónico sobre o mercado financeiro estar a perder dinheiro) e pronto, o valor subiu para os 400$ por ação.

Este movimento de revolta ganhou escala e à medida que o preço da GameStop subia, mais pessoas se juntavam ao movimento.

Foi nesta altura que a Robinhood, app de trading que a maioria destes pequenos investidores utilizou, suspendeu as vendas.

A posição tomada por esta app, que na origem anunciava a proteção dos investidores menos endinheirados, acabou por causar uma queda das ações para os 150$ por ação.

Para além da ironia de uma app que se assumia como defensora dos pequenos investidores boicotar uma operação que beneficiava os seus clientes, existem indícios de que há uma ligação entre os “hedge funds” e os maiores acionistas da Robinhood.

Depois de tudo isto, este exército de pessoas trocou a Robinhood pela Vanguard ou pela Fidelity, e continuou a comprar ações tendo o valor das ações da GameStop voltado a subir para os 300$.

Apesar dos lucros astronómicos (+5000% em relação ao investimento inicial) que poderiam obter se vendessem as suas ações, este movimento de pequenos aforradores nascido no Reddit mantem-se firme na sua posição e já entrou para a História como o David que não só derrotou o Golias Wall Street no seu próprio jogo, como um exemplo que já está a inspirar movimentos semelhantes por todo o mercado financeiro.