fbpx

Saiba onde procurar casas penhoradas para comprar

O mercado imobiliário está superinflacionado mas as casas penhoradas têm um custo inferior. Saiba aqui onde encontrar casas penhoradas para comprar.


casas penhoradas para comprar

O mercado imobiliário está superinflacionado tornando a tarefa da compra de uma habitação quase impossível, mas há uma forma de contornar esta situação que se pode afirmar como uma boa oportunidade de negócio: casas penhoradas para comprar.

Isto acontece porque, por norma, as casas para venda que foram penhoras apresentam um custo inferior ao valor de mercado, o que as torna extremamente atrativas para quem está a pensar adquirir uma habitação própria, mas não tem os meios financeiros exigidos para o fazer.

Publicidade

Vamos ser honestos. Tal como qualquer outro negócio, a compra de casas penhoradas também envolve algumas desvantagens, entre as quais a localização do imóvel (muitas estão situadas em áreas suburbanas de Lisboa e Porto), escolha limitada, mau estado de conservação, falta de licença de habitabilidade ou utilização e informação matricial desatualizada (no que respeita à composição e áreas do imóvel).

Tendo tudo isto em conta, descubra, a partir de agora, qual a melhor opção para si.

Casas penhoradas pela Segurança Social

No caso das casas penhoras pela Segurança Social, os interessados em comprar ou arrendar estas habitações podem fazê-lo por concurso ou por ajuste direto. No caso do concurso público, que se realiza duas a três vezes por ano, as casas são leiloadas partindo de um valor base e os interessados apresentam propostas de valor igual ou superior.

Por norma, estas são casas que provêm de prédios de serviços, das antigas Caixas de Previdência e de dações em pagamento dos devedores à Segurança Social.

Todos os imóveis disponíveis para compra estão publicitados no site do ISS (Instituto da Segurança Social).

Casas penhoradas das Finanças

A venda de casas penhoras das Finanças acontecem através do site da AT (Autoridade Tributária). Para ficar a conhecer todos os imóveis em carteira, basta selecionar “Imóveis” no motor de busca interno da AT e fazer pesquisa por localização ou por intervalo de valores.

Há três modalidades de venda: proposta em carta fechada, negociação particular ou leilão eletrónico. O valor de leilão dos imóveis é de 70% do respetivo valor patrimonial, podendo baixar para 50%.

Casas penhoradas pelos bancos

Infelizmente, quando os clientes de uma instituição bancária não cumprem com os pagamentos das suas prestações junto do banco, as suas casas podem ficar em risco de penhora se tiverem sido dadas como garantia

Como os bancos não têm, por norma, interesse em ficar com as casas, estas são colocadas à venda em leilão.

Para além do preço mais baixo, comprar uma casa penhorada ao banco pode ser uma garantia de facilidades na obtenção de crédito habitação, dispensa de avaliação e de encargos inerentes, isenção de comissão de estudo, dispensa de realização dos registos provisórios, oferta do serviço de documentos habitação, prazo do crédito habitação até 50 anos e spreads mais baixos.

Há, ainda, alguns bancos que celebram acordos com imobiliárias, para que estas ajudem a escoar o stock de imóveis parados através dos seus meios publicitários. Encontra casas penhoradas para comprar a preços vantajosos nos seguintes sites:

Imóveis da banca REMAX

Imóveis da banca Casa Sapo

Comprar casa no e-leilões

Criado pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução, o site e-leilões tem como objetivo vender bens penhorados no âmbito de um processo de execução, através de leilões eletrónicos nos quais qualquer pessoa pode licitar.