fbpx

Como consultar o cadastro no Banco de Portugal

Está a pensar em pedir financiamento e tem dúvidas quanto ao seu histórico de créditos? Saiba como consultar o cadastro no Banco de Portugal.


Como consultar o cadastro no Banco de Portugal

Se está a pensar em pedir financiamento, tem dúvidas quanto ao seu histórico de créditos e não sabe como consultar o cadastro no Banco de Portugal, nós damos-lhe uma ajuda neste artigo.

A primeira coisa que um banco ou instituição de crédito analisa quando o cliente se dirige às suas instalações para pedir um financiamento, é o seu cadastro de créditos junto do Banco de Portugal.

Publicidade

Este é um dos instrumentos que os bancos mais utilizam para analisar o seu historial de créditos e a respetiva avaliação de risco de forma a ponderarem a aprovação de um novo crédito e precaverem-se em relação a possíveis futuros incumprimentos por parte do cliente.

Assim, antes de solicitar qualquer tipo de financiamento, é importante consultar o cadastro no Banco de Portugal para que perceba qual é a sua situação.

Como consultar o cadastro no Banco de Portugal: particulares

Para consultar o cadastro no Banco de Portugal siga os seguintes passos:

Passo 1: Aceda à página da CRC, no site do Banco de Portugal;

Passo 2: Selecione o período temporal desejado;

Passo 3: Aceite os termos de acesso e carregue em “autenticar e obter mapa”;

Passo 4: Na nova página, faça a autenticação com o cartão de cidadão (o que requer leitor de cartões, software adequado e pin de autenticação) ou com o número de contribuinte e senha de acesso ao Portal das Finanças;

O sistema gera um documento PDF, que é descarregado automaticamente para o seu computador.

Neste documento vai poder conhecer ao pormenor a sua situação de créditos, os produtos contratados, os prazos, os montantes, os cartões de crédito que possui ou as eventuais garantias associadas, etc. Mesmo que tenha um cartão de crédito que não utiliza, este vai aparecer no seu mapa de responsabilidades.

Como consultar o cadastro no Banco de Portugal: empresas

Caso se trate de uma empresa, a consulta do cadastro é simplificada, dado que apenas necessitará das credenciais de acesso ao Portal das Finanças (o n.º de contribuinte e a senha).

Passos a dar para consultar o cadastro da empresa no Banco de Portugal:

Passo 1: Selecione a área de “Empresas” seguido de “Central de Responsabilidades de Crédito”.

Para além desta solução online, pode também fazer um pedido presencial ou obter informação sobre o seu historial de crédito diretamente nos balcões de atendimento do Banco de Portugal.

Depois de realizado o pedido, vai obter um mapa com o historial dos seus créditos correntes e com os nomes das entidades financeiras com que está envolvido.

Mediante a consulta deste documento, poderá ficar a conhecer, em detalhe, a sua situação de créditos, os produtos contratados, os prazos, os montantes, os cartões de crédito que possui, as eventuais garantias associadas e declarações de insolvência.

Formas de retirar o seu nome ou o nome da sua empresa da “lista negra” do Banco de Portugal

Existem, na prática, três formas de retirar o seu nome da lista de incumpridores (ou “lista negra” se preferir) do Banco de Portugal, a saber:

a) Regularizar a dívida;

b) Renegociar a dívida;

c) Pedir insolvência.