fbpx

Como cancelar uma transferência MB Way?

Sabe como cancelar uma transferência MB Way? Saiba aqui como fazer caso tenha se enganado no valor, no destinatário ou tenha sido burlado.


cancelar uma transferência MB Way

Sabe como cancelar uma transferência MB Way? Se a resposta é negativa, está no sítio certo. Ao longo deste artigo vamos dar-lhe toda a informação de que necessita caso tenha cometido um erro ou sido burlado aquando de uma transferência MB Way.

Fruto do crescimento expressivo das compras online, o MB Way tem ganho protagonismo no ecossistema de pagamentos português. Porém, à medida que o MB Way ganha terreno, também as burlas têm-se intensificado.

Publicidade

Segundo o Jornal de Noticias, em 2020, foram registados cinco vezes mais casos de burla por MB Way do que aquilo que aconteceu no ano anterior.

Enquanto em 2019 as autoridades tinham registado 2179 queixas de burla, no ano passado esse número aproximou-se das 12 mil, sensivelmente 33 casos por dia.

Em virtude deste factor, mas também quando, por exemplo, se engana no valor a transferir ou no destinatário, torna-se essencial perceber como pode cancelar uma transferência do MB Way.

Como cancelar uma transferência MB Way?

É possível cancelar uma transferência do MB Way? A resposta imediata é sim, mas tal dependerá se a transferência ainda está pendente ou não. Começamos pelas transferências pendentes.

• Cancelar uma transferência MB Way pendente

Tal como afirmamos acima, no caso da transferência que efetuou ter ficado pendente é possível cancelá-la. Para isso basta ir ao menu MB Way, selecionar a opção “Atividade” e depois cancelar a operação (no estado pendente).

No entanto, terá que estar atento pois as transferências pendentes têm prazos máximos para ficarem nesta condição.

Por norma, estas transferências podem ficar pendentes até 2 horas, por escolha do próprio destinatário, ou até 48 horas se o destinatário não tiver instalada a aplicação do MBWay. Neste último caso, o destinatário recebe uma mensagem com a informação de que deverá aderir ao MB Way num período 48 horas para poder receber o dinheiro que lhe foi enviado.

De qualquer forma, após os prazos expirarem, a transferência é cancelada automaticamente e o valor que enviou regressa automaticamente à sua conta.

Se se der conta do engano dentro dos prazos, não hesite e cancele a transferência de imediato antes que o destinatário tenha possibilidade de a aceitar.

• Cancelar uma transferência efetuada

Ao contrário do que acontece quando o processo se encontre pendente, no caso de se tratarem de transferências efetuadas, ser-lhe-á impossível cancelá-las.

Nestas situações, resta-lhe apelar à boa consciência do destinatário para que lhe devolva o dinheiro ou contactar o seu banco de imediato para cancelar a transferência. Em caso de burla, para além de cancelar a transferência por intermédio do banco, deve apresentar queixa na polícia, uma vez que se trata de um crime.

• Transferência via cartão de crédito virtual

Para além das transferências imediatas, a aplicação MB Way permite-lhe, via MB Net, gerir cartões de crédito virtuais que pode utilizar para apenas uma ou várias compras.

Ainda que estes cartões sejam mais seguros e possa definir o montante limite de cada um deles, pode dar-se o caso de ter de cancelar uma compra e, consequentemente, a respetiva transferência.

Aqui chegado, pode pedir o reembolso dessa transferência devendo, para o efeito, fornecer os dados do cartão de crédito virtual ao comerciante a quem fez a compra. 

Para ter acesso aos dados do seu cartão MB Net basta aceder à aplicação MB Way e escolher o menu “atividades”. Depois deve selecionar o cartão MB Net que pretende consultar e então poderá visualizar o respetivo número.